sábado, 26 de setembro de 2009

Razões para o uso do fogão solar

O fogão solar transforma a irradiação solar em calor para o preparo de alimentos ou para aquecer água etc. Concentradores de raios solares, dispostos em parábolica, convergem a energia para um ponto central, que aquece. Use a energia solar para cozinhar ao custo zero...

1. Mais limpo
Com o fogão solar você utiliza a energia mais limpa e natural: a radiação solar.

2. Mais barato
Nenhuma energia elétrica, nem gás, nem carvâo, nem lenha é necessário. A energia solar é gratuita. O fogão solar pode cobrir 60-70% da sua energia necessária.

3. Mais saudável
Com o fogão solar você evita a emissão de dióxido de carbono (a fumaça do fogão de lenha) que está criando doenças respiratórias, além que está aumentando a poluição de gás com efeito de estufa. Um fogão solar pode evitar 5 toneladas do dióxido de carbono por ano.

4. Mais tempo livre
Quem usa um fogão de lenha precisa tirar muito tempo em busca de lenha. Este tempo já pode ser usado para se formar ou trabalhar.

5. Melhor para o meio ambiente
Em muitas regiões do mundo não existe mais lenha suficiente. Cerca de um terço da população mundial (mais de 2 bilhões de pessoas), dependem diariamente de lenha para satisfação de suas necessidades energéticas direcionadas para a utilização domiciliar (alimentação e aquecimento). Isto representa um desmatamento muito grande das florestas tropicais. No Sertão do Brasil 30% da madeira retirada da caatinga transforma-se em lenha. Utilizando o fogão solar, será possível economizar até 55% dessa lenha.

6. Mais simples
Quem cozinha diariamente nao terá dificuldades com manejo. O sol aquecerá a panela e você se surpreenderá como é simples e quanto pouco você deve observar para que sua comida dê certo.

7. Mais divertida
Com o fogão solar você não fica sózinha na cozinha, mas poderá preparar a comida no quintal á luz do sol em companhia de sua familia. Você terá prazer em cozinhar.

8. Muito rapido
A alta potenciâ do fogão solar possibilita cozinhar com igual rapidez com num placa elétrica.

9. E ainda muito mais possibilidades: Geração de renda
  • Uso em restaurantes, lanchonetes, pousadas etc.

  • Produção de calda e geléia

  • Conservação de frutas e verduras (cozedura)

  • Torrefação de café ou amendoim ou outros sementes

  • Produção de bolo ou pão

  • Fabricação de sabão, creme ou óleos

  • Esterilização de água ou instrumentos

  • Corar tecidos

  • Esquentar água para lavar pratos ou roupas

  • Aquecer ferro para passar as roupa
    etc.