domingo, 27 de setembro de 2009

Como usar

1. Cesto de retenção de calor
Muito importante para o uso satisfatório do fogão solar é a utilização dos cestos de retenção de calor. Caixas de retenção de calor estiveram em uso há muito tempo. É uma das maneiras mais simples e eficazes para economizar energia e simplificar o trabalho na cozinha. Quando suas refeições fervem nos cestos de retenção de calor e se mantêm quentes, você pode encurtar o tempo de cozimento no fogão solar. Assim se pode utilizar o fogão solar também quando faz pouco sol. A comida ferve no cesto sem necessidade de sua presença constante. E sobratudo: Conzinhando deste modo, você não dependerá de horário. Com vários cestos é possível servir também um menu completo em várias panelas. Você pode usar cestos de retenção de calor forrados com cobertas, mas por exemplo também pode usar um travesseiro com enchimento de feno ou outras materais.

2. Regras básicas para cozer, assar, tostar e fritar




Localização
O fogão solar precisa de um lugar ensolarado, plano, protegido contra vento. Você pode melhorar a firmeza do fogão contra vento forte fixando pesos à armação.












Panelas
Só utilize panelas e firgideiras escuras. É preferível usar a panela preta esmaltada ou uma panela grande de ferro fundido. Para refeições feitas em frigideira é vantajoso usar uma frigideira com bordas altas. Também pode usar-se um "wok". Bem adequada também são panelas de barro.Nenhuma panela com garras, cabo ou botão de matéria plástica deve ser usada, pois não resistem a altas temperaturas. Se você não conseguir desparafusar as peças de plástico deve enrolá-las em folhas de alumínio.Uma panela grande é muito adequada para o aquecidemento brando de pequenas quantidades em banho-maria (por exemplo: leite, pudim, mel etc...)



Assar
Para assar coloca-se uma forma para bolo dentro da panela. Não coloque água na panela! Não posicione a forma para o bolo diretamente no fundo da panela e sim sobre um cavalete de arame, por exemplo um tripé ou uma espiral de arame de alumínio.
Coloque a tampa preta sobre a panela (naõ use tampa de vidro que poderá causar manchas escuras no bolo). Assar sempre com tampa fechada! Abra a tampa levemente apenas alguns minutos antes do final, para que o vapor possa escapar e produzir uma cresta no bolo. Durante o tempo de assar a panela deverá ser girada por 90 graus cada 10 a 20 minutos a fim de que o bolo pegue uma cor uniforme.
Para retirar o bolo utilize panos ou guardanapos para não se queimar. A panela e o conteúdo podem atingir temperaturas muitas altas, como no forno comum. Uma boa idéia é dobrar um gancho duplo de arame para retira a assadeira com mais facilidade.

Fritar
Para fritar em azeite quente ou gordura, encher a panela sómente de 3 a 5 cm de altura com óleo. Sempre que possível coloque a tampa, caso contrário não se atinge a temperatura necessária para fritar.
Para fritar carnes, salsichas, ovos etc. procede-se como nos fogões elétricos ou a gás, mas convém usar a panela grande para evitar salpicos de gordura.
É possível cozinhar simultaneamente em 2 panelas pequenas, mas melhor é colocar sempre uma panela só no fogão solar e usar o cesto retentor de calor ou vários cestos de retenção de calor para manter a temperatura da comida em várias panelas.
Não toste na panela esmaltada porque a camada de esmalte se desprende com temperaturas altas no fundo da panela.












Que fome que me deu!